11.5.08

da pergunta que eu não sei responder

geralmente começa assim:
-ah, então vc gosta de rock? mas que tipo de rock?

.

ai meu deus. de novo. sei lá que tipo de rock q eu gosto. eu gosto de indie? bom, indie é a primeira coisa q me vem à cabeça. ó, juliana, responde: "eu gosto de indie rock". mas é mentira. mentira, não. mas não é toda a verdade. eu gosto de indie rock, mas alguém que responde "eu gosto de indie rock" não seria eu. seria alguma pessoa q SÓ gosta de indie rock e que, provavelmente, acharia que SÓ indie presta. e, tb, que chamar um gênero musical de independente faça sentido. como se isso fosse algum tipo de ritmo, ou pior, de atitude. então, indie tá fora de cogitação. apesar d'eu gostar. e esperar achar um outro nome melhor pra essas músicas que chamam de indie.

.

e, pra ganhar tempo, eu respondo:
huummm, que tipo?? hummmm....

.

vai.. tipo… tipo… tipo… punk? é, eu gosto de punk rock, mas eu não sooou punk, né? se eu disser "eu gosto de punk rock", corre o risco da pessoa gargalhar da minha cara ou me chamar de "traidora do movimento" por detrás da minha xícara de café e da minha cara não-punk. eu gosto de rock "clássico" tb, mas vou dizer: "ah, gosto de doors, led, who…" - eu gosto delas, já ouvi bastante, ouço às vezes ainda. TODO mundo que gosta de rock gosta delas. e, pior, quem não gosta de rock, tb gosta. quem ouve só o top-top do rádio e quer pagar de roqueiro (pq tem gente q quer fazer isso, ser chamado de "roqueiro", vai saber, né) sabe tocar a entrada de starway to heaven e cantar light my fire. ou seja, mais genérico só se eu respondesse: dos beatles. pq não tem essa de não gostar dos beatles.

.

e a pessoa continua olhando e confirmando que quer saber que tipo de rock q eu gosto.

.

como quem pergunta isso geralmente é quem não ouve rock, fica difícil de argumentar. pq, tb, eu não ouço sóoo rock. e "então vc é roqueira" parece q eu sou rebelde, mutcho louca e saio com cinto de tachinha e bandana por aí. eu fui ouvir ravel hoje e achei do caralho (pra usar um termo apropriado da "roqueira que há em mim"). gershiwing acho das coisas mais lindas que tem. vc já ouviu as primeiras notas de "rapsodhy in blue"? de arrepiar. e cartola? cartola é genial. chico buarque, então... música celta é uma delícia. dizer que "então vc gosta de rock", então, não é a melhor definição tb.

.

- poxa, mas eu não ouço só rock, né. eu gosto de música boa.

.

isso também não é suficiente. defina boa, né. não, isso vai demorar mais ainda. nomes, juliana, ele quer nomes. bom, eu penso no top mais ouvidos do last.fm e mando os primeiros. "ah, tipo strokes, arctic monkeys, white stripes…" e os mais famosos tb, pra facilitar o enquadramento que a pessoa que faz esse tipo de pergunta vai fazer de mim. vai me chamar de indie, né, já sei.

.

- ah, então vc gosta de banda dos anos 90.

.

??? banda dos anos 90?? não é bem isso… ai, deus. pq q eu entrei nessa conversa. bom, vamos lá, mais nomes. já sei: vou falar um de cada década.

.

-nãaaoo, não anos 90. sei lá, tem de tudo: devo, blondie, led zepelin, arcade fire, beck… sei lá…

.

isso lá é pergunta que se faça???

Nenhum comentário: