26.10.08

da evolução musical

o primeiro disco q eu ouvi e lembro, evidentemente, foi tchaikosvky. a capa tinha um monte de sapatilhas de ballet num fundo branco - bem bonito - e a música q eu ia dançar na apresentação do fim de ano do ballet. eu devia ter uns cinco anos.
o meu primeiro album foi "pra gente miúda", q tinha clássicos da música popular infantil nacional. que presta, bom dizer. nada de xuxa ou outras loiras. bom, tinha a lucinha lins, q falava de uma bailarina e eu adorava - pq eu era, afinal, uma tb.
aí teve "os saltimbancos", e a música da gata q ainda tá valendo os dias de hoje.
então eu descobri os discos dos meus pais e ouvia todos e olhava as capas, lias as letras e nestas ouvi milton nascimento, caetano veloso e a tropicália, tom jobim e os barquinhos q iam e vinham, chico buarque para adultos - e em especial a ópera do malandro e as frenéticas com medo q as pegassem agora.
beatles. fundamental pra qq coleção de discos.
depois, chegou uma leva de discos q eram do meu avó. de jazz a clássicos de samba antigo. tb passava as tardes depois da escola ouvindo todos. e o melhor é q tinham encartes mto didáticos q eu lia enquanto ouvia.
aí, eu ganhei o cd da madonna.
isso ainda era no ginásio.
e eu tb ouvia bon jovi. 14 anos, né, gente? era bon jovi! sabia todas. ainda sei, claro. e, se tiver show, eu vou. por essa garota adolescente que ainda habita o meu ser. acho q o bon jovi veio da mtv, da rádio, pq não foi de casa. o q eu ouvia em casa de rock era beatles. e ia até aí.
e eu fui descobrindo coisas pra frente e pra trás. era tudo novidade, os anos 60 e os 90, pra mim.
rolling stones e nirvana. doors e red hot. sex pistols e pearl jam.
e sempre tinha a banda mais adorada da última semana. já fui fã do green day - até peguei a palheta dele num show. bem fã.
foo fighters. essa tocava até riscar o disco. até gastar o cd, no caso. e o david grohl é até hj meu roquestar favorito. tão bonitinho.
o foo fighters ficou no topo da lista por um tempo. os segundos colocados variavam bastante em nome e intensidade, mas sempre em segundo. alguns tomavam rapidamente a liderança, caso do belle and sebastian, por exemplo.
e então, na faculdade, veio, rapidamente, uma onda eletrônica. tempos de drum'n'bass. quintas de marky e patife na lov.e. veio e foi. e eu voltei a ouvir guitarras: strokes!
strokes, se não foram a salvação do roque mundial, foram pra mim. pronto, this is it, and I'm back!
e, finalmente, os últimos a ganharem o topo do topo de banda favorita da última semana foram os arctic monkeys. faz um tempinho, até.
estes últimos anos foram uma salada, e o topo é de bandas q eu perdi qdo apareceram - por não estar viva, por não ter idade pra ouvir na época ou por ser lerda e descobrir com a internet e os amigos mais bem informados de agora. tem o radiohead, o spiritualized, o cure... tem de tudo.
.

quem que vem agora?


.

Nenhum comentário: