19.3.08

da viagem no tempo

eu sempre quis ir pra antártida. sempre. pro continente que é um "gde copo de whisky com gelos boiando", como diz um amigo meu. nem sei se eu vou um dia ou se é só uma vontade de poder dizer "ai, eu sempre quis ir pra antártida!!". provavelmente eu nunca vá mesmo. mas eu sempre quis ir. e eu sei porque: na minha cabeça a antártida é um lugar perdido no espaço-tempo (ui, lost). é um dos únicos lugares da terra que é igualzinho desde que a terra é a terra. (tá bom, deve ter mudado com o congela-descongela). então: é o único lugar da terra que é igualzinho desde a última era glacial. o que já tá bom demais no quesito "antigo". resumindo: é a mesma desde antes de ter algum hominídio neste lado da galáxia.
imagina só: vc chega na antartida e não tem nada. nada mesmo. tem gelo, tem água, tem pinguim, tem céu e vc. (deve ter o resto da excursão tb, pq eu, sozinha, na antártida, não vai ter um final feliz). mas, então. tem vc, lá. não tem um sinal, um traço, um papel jogado, de civilização. não tem. é um continente selvagem. é a terra antes da civilização, antes das ruas, das casas, das gdes coorporações e do starbucks. não é incrível?
e tem q ser a antártida. o negócio não é ver gelo e passar frio. não é ir num cruzeiro pro alasca. o alasca tá mainstream. o alasca tem cidade. o alasca tem nativo. a antartida é é praticamente uma viagem no tempo. eu acho fascinante. pensando bem, quem sabe um dia eu não vá pra antartida mesmo?

.

tava eu divagando tudo isso, fascinada, imaginando o mundo pré-macacos-bípedes e a possibilidade de ter um mini vislumbre ao vivo, quando um engenheiro (sempre eles, práticos, lógicos e pragmáticos), olha com cara de "essa mina viajou", e diz: "mas é só um lugar desabitado, gde coisa!"

é não!

Nenhum comentário: